Confira Nossos Post!

Bem vindo (a) a Blogosfera do Centro Social Marista de Jaraguá do Sul - Clique em READ MORE para Visitá-los!

Palavras dos Educandos Flávia e Jean

DSC07254

Falar do LIDERANÇA JUVENIL já é difícil, ainda mais pra gente que há quatro anos estamos aqui vivendo, aprendendo e conhecendo melhor pessoas totalmente distintas da gente. Pessoas que talvez não conhecêssemos se não tivessem aceitado a proposta de quatro pessoas estranhas e bem humoradas que nos convidaram pra mais uma etapa da nossa vida.

Mas chega de falar assim, vamos contar um pouco o que é/foi o cesmar (liderança juvenil) pra nós. Vamos tentar...

Quando ouvimos ‘LIDERANÇA JUVENIL’ vem logo de cara uma impressão de “poxa isso deve ser um saco”, ou não... é, realmente NÃO!

Aqui no Liderança aprendemos a dar valor a cada segundo, a cada sorriso, abraço, a cada emoção aqui vivida. E nesses quatro anos aprendemos o significado de muita coisa. Cada um se conheceu melhor e encontrou aqui sua vocação.

Ano de 2006, tudo era novo, novidade, lançamento pra gente. Tinha muita gente diferente e que moravam em lugares que nem sabíamos que existia. Cesmar é cultura!

Eu ouvi acampamento? O que foi aquele acampamento? Momento de convivência com o pessoal do liderança inteiro onde muitos se conheceram e criaram uma amizade pura e sem maldade. E quem não lembra da trilha de fio que o maior susto foi o pré-postulante Luciano, aquele cara diferente de chapéu com direito a suspensório e ceroula.

O pior foi o segundo acampamento: acordar com os tênis, roupas, e a gente boiando em água. Ninguém merece!

Os teatros feitos em cinco minutos: bêbados, brigas de família, drogas, ixi... deu até casamento!

Em 2007, ano novo, pré-postulantes novos, agentes pastorais novos, pessoas novas... Algo tinha mudado, mas mesmo assim persistimos e não desistimos bom... Alguns desistiram por força maiores.

Ê ê 2008, o que foi 2008? Apesar das desgraças naturais final do ano que nos impediu de fazer o nosso segundo acampamento, foi um ano em que fizemos coisas muito alem do que se possa imaginar. Ao começar pelos Vigilantes da Alegria, e que alegria! Alegria era o que não faltava nos nossos encontros.

Acampamento com muita gente, a organização foi guerreira pra aturar tanta gente sem briga, nossos parabéns! Sem falar no ônibus preso na ponte, cuidar dos mascotes esses sofreram mais que todo mundo. Coitados dos pintinhos!

Agora vem o melhor ano, talvez o pior por ser o ultimo aqui no liderança. 2009!

Começando com o “QUE BOM QUE VOCÊ VEIO!” do Rodrigo toda sexta-feira, já animava todo mundo!

Passeios, acampamentos, encontros em perfeita sintonia (nem tanto né?), amigos de verdade que fazem falta durante a semana e quando nos reencontramos na sexta quase não deixamos o Rodrigo, Luciano, Murilo, Alex, Irmão, qualquer um que esteja, tentando, falar.

Quantas merdas de vaca vimos, cheiramos, alguns comeram, no acampamento? Frio, calor, risada, fedor (de merda), tênis e meias queimados, pinhão, cana, nossos lanchinhos extras, tudo por uma boa causa!

Acostumados com separações, distanciamentos, deixamos mais uma etapa de nossas vidas aqui, todo o aprendizado que tivemos todas as amizades conquistadas, nossa vocação encontrada, será levada pra onde formos e com certeza lembrada nos momentos bons e ruins que teremos que enfrentar.

Já dizia a frase “Aproveite cada minuto de sua vida como se fosse o ultimo, pois o tempo não volta”, não volta mesmo. E se pudéssemos voltar faríamos tudo de novo do mesmo jeito.

A idéia é a seguinte: temos duas possibilidades: abraçarmos-nos e chorarmos ou fazer um txutxu como de costume!

Agradecemos em nome do Liderança Juvenil, todo esforço da equipe: Luciano, Dani, Vivi, Ir. Márcio, e ao Rodrigo (mas não se empolguem, só por hoje que é um dia especial) por serem as pessoas que vocês são e se dedicarem a esse trabalho durante o ano sempre buscando um objetivo que é tornar as pessoas melhores do que são. Obrigado!

E não esquecendo dos pré-postulantes que sempre foram os melhores com a gente, obrigada pelas risadas, pelas brincadeiras e pelos momentos sérios também: Murilo, Alex, Zanol, Sherek, Eliseu, Zacarias e Salsicha!

Aqui vivi, aprendi e sobrevivi!

Flávia e Jean. 05/12/2009

 

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
“...Esforçamo-nos para nos aproximar da vida dos jovens. Buscamos encontrá-los nos seus próprios ambientes e através de sua própria cultura. Criamos oportunidades para nos envolver nas suas vidas e acolhê-los nas nossas...” “Apoiando e desenvolvendo crianças e jovens através do carisma marista” O Centro Educacional e Social Marista de Jaraguá do Sul está de cara nova. A equipe é composta pelos seguintes educadores: Ir. Márcio Corrêa dos Santos (35), Luciano Petry (25), Marcos Paulo Oliari(29), Viviane Angeesky (25), e Danielle Teixeira da Rocha (19). O Centro Social Marista de Jaraguá do Sul é uma das 24 Unidades Sociais mantidas pela Instituição Marista nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Para que todas as atividades aconteçam o Centro Social Marista conta com diversas parcerias: SESC, Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul, Gerencia Regional de Educação, Colégio Marista São Luís. Além de todos os recursos recebidos pelo Setor de Assistência Social da Província Marista Brasil Centro-Sul.
 
Centro Social Marista. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.