Os pilotos de teste de videogames descobrem problemas. Para fazerem isso, eles devem optar por diferentes abordagens e testar os jogos de várias maneiras. Se houver um problema em qualquer aspecto do jogo, é responsabilidade do piloto de teste de jogos encontrá-lo.
Alguns pilotos de teste de jogos se focam no software ou nos bugs da "programação". A programação do software é o DNA dos jogos, controlando desde os recursos e os movimentos dos personagens até o ambiente e o enredo. Os bugs de software podem fazer um jogo "congelar" sob certas condições ou podem apresentar erros simples, como o cálculo errôneo da pontuação em um jogo de esportes.
Os problemas de software podem ser sérios e é importante descobrí-los o mais cedo possível durante o desenvolvimento. Os problemas de software podem se manifestar somente em certas situações. Isso significa que o piloto de teste de jogos deve testar a mesma operação de modos diferentes para garantir operações suaves. Por exemplo, um piloto pode enviar um personagem para atacar qualquer outro personagem utilizando uma arma diferente e registrar as reações. Este tipo de teste repetitivo é uma tarefa típica dos pilotos de teste de videogame.
Às vezes, os pilotos de teste são chamados para testarem o hardware, como os controles. Para fazer isso, o piloto deve ativar diferentes combinações de botões e direcionais do controle e observar o resultado. Outros parâmetros incluem a facilidade de manuseio (o piloto consegue alcançar todos os botões com facilidade?) e a ergonomia, tal como se o controle é confortável para ser utilizado durante muito tempo. Os testes de hardware também podem incluir a utilização de acessórios como "memory cards" (cartões de memória) para garantir o desempenho.
Os pilotos de teste também podem ser chamados para trabalharem nos níveis de um jogo como os clientes típicos e também para procurarem bugs ou oferecerem observações sobre a jogabilidade do game.
Toda vez que um piloto de teste de jogos encontra um bug ou tem outra opinião, ele e o gerente local devem preencher um relatório para o fabricante do jogo. O relatório deve incluir descrições bastante detalhadas do ocorrido e de quando ele ocorreu, assim como quais outros fatores devem estar associados ao problema. É aí que entra a boa capacidade de comunicação. Somente através de tais relatórios detalhados é que os especialistas em programação e outros podem consertar os problemas que os pilotos de teste identificam.
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Abraço - Rodrigo Demo – rdemo@marista.org
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