Confira Nossos Post!

Bem vindo (a) a Blogosfera do Centro Social Marista de Jaraguá do Sul - Clique em READ MORE para Visitá-los!

15 de Agosto: Dia do Marista

Este mês estamos em festa!

        Em Comemoração ao Dia do Marista estaremos, neste mês, publicando semanalmente uma das 12  Virtudes Maristas. Fique ligado e faça você também parte desta família:AFCartazPequenasVirtudesA21   Amem as pequenas Virtudes, pratiquem-nas Fielmente” (Champagnat)                                                                                                                                                                                                                                                                       O padre francês Marcelino Champagnat (1789 – 1840), Fundou em 1817 o Instituto dos Irmãos Maristas, conhecido naquela época como os pequenos Irmãos de Maria”. Por meio dos Irmãos Maristas, Champagnat legou à humanidade um projeto educativo-evangelizador inovador, que continua se expandindo pelo mundo com dinamismo e vitalidade. Hoje, o Instituto Marista encontra-se nos cinco Continentes , me mais de 70 países, promovendo uma educação solidária junto às crianças, adolescentes, jovens e adultos em  diversas realidades sociais e culturais.                                                                                                                                                                                               Da tradição legada por Champagnat, flui um conjunto de ensinamentos que constitui o patrimônio espiritual e filosófico da Educação Marista. Integram-se a esse patrimônio as “pequenas virtudes” – um jeito prático de amar e fazer o bem , que nos aproxima dos outros e de Deus. As pequenas virtudes, no vocabulário do nosso tempo são:InlineRepresentationa9d8ecb8e9e8418b[2]                             Exibir Álbum Completo

 

Picture4_thumb1

A compreensão desculpa as falhas do outro, perdoa sem ressentimento e reconhece que o erro é condição humana. Como Jesus, não aceita a hipocrisia e nem é conveniente , mas perdoa e age de misericórdia com aqueles que erram por ignorância e ajuda-os a reconhecer as implicações de seu erro.

 

Picture12_thumb

Suporta e suaviza, parece não perceber as marcas do outro evitando constrangimentos públicos. Age com reserva e, se convir repreender, comunica fraternalmente no momento oportuno.

 

Picture3_thumb

É a comunhão com o sofrimento do ser humano e com a natureza. Não se alegra com a dor ou o fracasso do outro. Sente desejo de minorar a infelicidade alheia e se desdobra para aliviá-la. Um coração que sente compaixão sai da indiferença e se oferece para promover os excluídos.

 

Picture9_thumb

É capaz de persistir mesmo diante das dificuldades, mantêm-se calma diante de situações adversas e resultados tardios. Aceita adiar em vista do bem maior. Ama sem esperar nada em troca. Nunca deixa de fazer o bem, mesmo para os ingratos. Tem esperança no ser humano.

 

Picture5_thumb

Demonstra educação e delicadeza no trato das palavras e ações. Cumprimenta, desculpa-se e agradece. Prestigia o que há de positivo nos outros. Não menospreza os pequenos. Não se ocupa com fofocas, nem fala mal das pessoas. É gentil e demonstra civilidade.

 

Picture13_thumb

Previne as necessidades do outro e evita-lhe o constrangimento de pedir ajuda. É bondade desinteressada, sempre atenta e prestativa. Demonstra interesse e dedica-se ao voluntariado que promove a dignidade humana.

 

Picture10_thumb

Escuta sem demonstar cansaço e é sempre um ombro amigo nos momentos difíceis. Permite que as pessoas se aproximem sem melindre. Está sempre pronta para ir ao encontro do outro. Intrui com paciência os que buscam o conhecimento.

 

Picture6_thumb

Não impõe as suas razôes sem antes ouvir e compreender as razões alheias. É flexível, acolhe a diversidade, promove a alteridad, estimula a liberdade, não é intransigente. É resiliente.

 

Picture15_thumbNão é arrogante, é altruísta na medida em que se presta às necessidades do outro e da comunidade. É atencioso e modesto. Usa a autoridade do poder para servir e não em proveito próprio. “Lava os pés dos discípulos” como Jesus. Visa à justiça e à glória de Deus.

 

Picture14_thumb

Abomina o individualismo e o egoísmo. Acredita nos sonhos coletivos e esforça-se para edificá-los. trabalha em prol do bem e da felicidadede todos, proporcionando benefícios sociais e planetários.

 

Picture8_thumb

É porto seguro nos momentos difíceis, é sorriso sincero nos momentos felizes, é autenticidade. Não permite a dissimulação, é prudente e moderada nas ações e no falar, busca promover a paz em todos os ambientes sociais.

 

Picture52_thumb

É a força que contagia as pessoas e melhora o ambiente de trabalho. O bom humor valoriza as maravilhas da criação e da cultura humana, exalta os acontecimentos que aquecem o coração e conduzem à paz. Alegria torna o ambiente compartilhado um lugar de aconchego, ternura e carinho.

 


Os Irmãos Maristas, em parceria com as Leigas e Leigos maristas, empenham-se em cumprir sua missão inspirados por um carisma que tem sua fonte no Evangelho e no jeito simples de Maria, a Mãe de Jesus (marista = do jeito de Maria). Um marista, seja Irmão, Leiga ou Leigo, aprimora-se continuamente na arte de educar o ser humano em todas as suas dimensões. Da tradição legada por Champagnat flui um conjunto de ensinamentos que constituem o patrimônio espiritual e filosófico da educação marista. Integram-se a esse patrimônio as “pequenas virtudes” – um jeito prático de amar e fazer o bem, que nos aproxima de Jesus.
As pequenas virtudes – no vocabulário de nosso tempo – são a compreensão, discrição, alegria, compaixão, flexibilidade, solicitude, afabilidade, polidez, poder-serviço, solidariedade, paciência e caráter.

Ao celebrarmos o Dia do Marista, devemos nos lembrar que somos todos discípulos de São Marcelino Champagnat, um homem fiel a Deus, prático e inovador, realista e pragmático que, numa época de crise econômica, cultural e religiosa na França, soube proporcionar soluções concretas para levar crianças e jovens a uma educação que os tornasse “bons cristãos e virtuosos cidadãos.

Quer conhecer mais o marista? Então acesse: www.marista.org.br

3 comentários:

tiffani disse...

porque o dia 15 foi escolhido para ser o dia do marista?????

Gi Makida e a Fala disse...

porque o dia 15 de agosto foi escolhido para ser o dia do marista??

renata disse...

porque 15 de agosto foi escolhido para ser o dia do marista ???

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
“...Esforçamo-nos para nos aproximar da vida dos jovens. Buscamos encontrá-los nos seus próprios ambientes e através de sua própria cultura. Criamos oportunidades para nos envolver nas suas vidas e acolhê-los nas nossas...” “Apoiando e desenvolvendo crianças e jovens através do carisma marista” O Centro Educacional e Social Marista de Jaraguá do Sul está de cara nova. A equipe é composta pelos seguintes educadores: Ir. Márcio Corrêa dos Santos (35), Luciano Petry (25), Marcos Paulo Oliari(29), Viviane Angeesky (25), e Danielle Teixeira da Rocha (19). O Centro Social Marista de Jaraguá do Sul é uma das 24 Unidades Sociais mantidas pela Instituição Marista nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Para que todas as atividades aconteçam o Centro Social Marista conta com diversas parcerias: SESC, Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul, Gerencia Regional de Educação, Colégio Marista São Luís. Além de todos os recursos recebidos pelo Setor de Assistência Social da Província Marista Brasil Centro-Sul.
 
Centro Social Marista. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.