Confira Nossos Post!

Bem vindo (a) a Blogosfera do Centro Social Marista de Jaraguá do Sul - Clique em READ MORE para Visitá-los!

Encerramento 2008 - RECORDAR É VIVER

Esse ano, o encerramento contou com a ilustre presença de pais, educandos e participantes do JOVOMA.
Foi um dia muito divertido, com muitas risadas, convivência, música, jogos e até mesmo dança!
Durante a brincadeira “Você me conhece?” realizada entre pais e filhos a disputa foi acirrada, mas no final, por coincidência, o jogo empatou... O que serviu para nos mostrar que o que importa não é ganhar, mas mostrar a nossa família o quanto ela é importante para nós e nos divertirmos. E foi isso que fizemos o dia todo no encerramento!
Após assistirmos a um vídeo recordando as atividades que realizamos, todos os educandos ganharam um delicioso celular... Depois do almoço, a bola rolou solta... Foi um momento precioso para convivermos com os pais dos nossos amigos e conhecê-los melhor.
Agradecemos a todos que estiveram conosco na caminhada deste ano e o fizeram ser especial...

Um feliz Natal à todos e um Ano Novo de muitas realizações!!!
Abraços, equipe CESMAR

Através dos programas desenvolvidos pela Unidade CESMAR de Jaraguá do Sul, muitos adolescentes, jovens, crianças e adultos são beneficiados com formações e orientações quanto à construção da cidadania, do bem estar espiritual, da convivência em sociedade, da consciência planetária; favorecendo a construção de uma vivência que contribua para a constituição de uma sociedade mais justa e fraterna.
Avaliando o Projeto Liderança Juvenil e o Programa JOVOMA em seu todo, destacamos dois aspectos positivos: a qualidade dos educandos que perseveraram até o final do ano e o bom êxito dos projetos, apesar das altas taxa de desistência em algumas turmas.
Os REBUS com oficinas foram, novamente, experiências que deverão ser lembradas como uma idéia que deu certo. A parceria utilizada para algumas atividades ligadas às oficinas, especialmente a concretizada com o SESC, foi um dos ingredientes que garantiram tranqüilidade, segurança e frutos que ecoam até hoje nos olhares dos educandos e dos educadores que conosco participaram deste evento.

O Projeto de Intervenção Escolar, além de uma experiência bastante rica para a equipe do CESMAR, foi acolhido pela escola como uma valiosa possibilidade de ampliar e aperfeiçoar as relações existentes no ambiente escolar. Percebemos que este projeto é de grande valia para ambos os lados, pois todos se beneficiam com as ações desenvolvidas. A escola, porque passa ater uma nova visão dos alunos e do corpo docente, e a equipe do CESMAR, porque consegue associar as formações recebidas às práticas cotidianas. Um aspecto negativo a ser destacado é que, devido à forças externas (desastres naturais e cancelamento das aulas), não foi possível encerrar esse projeto.

Levando em conta o que foi construído até aqui, percebemos o quanto é relevante a contribuição de nossa unidade com os projetos e o desenvolvimento das atividades realizadas no decorrer do ano, pois o público alvo, em sua grande maioria, vê no trabalho uma perspectiva diferente em relação aos desafios que vão se apresentando tanto nas unidades escolares, como também professores e pais. De modo geral, concluímos que temos muito a ensinar e muitas ações para serem desenvolvidas, entretanto, devemos considerar que a aprendizagem é recíproca, pois ao nos dispormos a realizar tarefa o aprofundamento é constante.

3 comentários:

marcio issler disse...

o interessante mesmo é ver o amor de Deus em nossa alegria

simone maria disse...

Belas palavras para esclarecer o que é o Cesmar e o que ele proporciona para nos jovens e sociedade.
Pois estou a 4 anos com o grupo e -desculpa pessoal - pretendo continuar.

Muito obrigada.
A toda equipe do Cesmar e tambem aos pre-postanates e irmaos.

Abração

Márcio disse...

è bem simpres:
"A felicidade não está no fim da jornada, e sim em cada curva do caminho que percorremos para encontrá-la."
Nao é apenas uma idéia mas um FATO...
Issler

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
“...Esforçamo-nos para nos aproximar da vida dos jovens. Buscamos encontrá-los nos seus próprios ambientes e através de sua própria cultura. Criamos oportunidades para nos envolver nas suas vidas e acolhê-los nas nossas...” “Apoiando e desenvolvendo crianças e jovens através do carisma marista” O Centro Educacional e Social Marista de Jaraguá do Sul está de cara nova. A equipe é composta pelos seguintes educadores: Ir. Márcio Corrêa dos Santos (35), Luciano Petry (25), Marcos Paulo Oliari(29), Viviane Angeesky (25), e Danielle Teixeira da Rocha (19). O Centro Social Marista de Jaraguá do Sul é uma das 24 Unidades Sociais mantidas pela Instituição Marista nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Para que todas as atividades aconteçam o Centro Social Marista conta com diversas parcerias: SESC, Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul, Gerencia Regional de Educação, Colégio Marista São Luís. Além de todos os recursos recebidos pelo Setor de Assistência Social da Província Marista Brasil Centro-Sul.
 
Centro Social Marista. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.